FCJ Rio

7 características de uma startup de sucesso

características de uma startup

Empreender na área de inovação é o desejo de muitas pessoas, afinal as startups são empresas capazes de alcançar um patamar de crescimento gigantesco. Não é à toa que o número de startups no Brasil cresceu 20 vezes nos últimos oito anos, além de o país estar entre os 20 maiores mercados mundiais do setor e, ainda, contabilizar 13 unicórnios99, Nubank, Movile, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Loft, VTEX, Arco Educação, Stone, Wildlife e C6 Bank.

Contudo, é preciso ressaltar que grande parte das startups não ultrapassa o famoso “vale da morte”, ou seja, os primeiros anos da empresa, que são caracterizados como os mais difíceis. E isso se dá por inúmeros fatores, que vão desde escassez de recursos (não só financeiros) até falta de maturidade dos empreendedores. 

Portanto, se você quer começar a empreender, não deixe de ler este artigo até o fim. Aqui, apresentaremos 7 principais características de uma startup de sucesso. Confira!

1. Inovação

A inovação, em linhas gerais, pode ser definida como o fenômeno capaz de tornar as relações humanas mais rápidas, dinâmicas e impactantes. Nesse sentido, a inovação não precisa estar atrelada a grandes transformações tecnológicas; novos processos e ferramentas podem ser considerados ações inovadoras.

Portanto, não se pode pensar em startups sem considerar a inovação, que é o que move essas empresas rumo ao sucesso. Afinal de contas, é a inovação que diferencia as startups do modelo de negócio tradicional e é ela que faz com que startups já consolidadas cresçam ainda mais.

Se encontrar soluções inteligentes para uma demanda de mercado é o propósito das startups, a inovação é a base de todo esse movimento de transformação.

2. Custos baixos e pouca burocracia

Outra característica de uma startup é o seu custo operacional baixo, isto é, essas empresas geralmente têm uma maior facilidade em diminuir custos e manter o negócio inicialmente com pouco investimento. Empresas como Microsoft e Apple iniciaram seus negócios com pouca estrutura e, ainda assim, conseguiram crescer exponencialmente.

Com isso, é importante que os processos das startups sejam desburocratizados, já que essas empresas possuem seus riscos, se transformam com rapidez e tudo muda com muita velocidade. Além do mais, a inovação está atrelada à baixa burocracia, o que simplifica as tomadas de decisões e permite um avanço nas melhorias do negócio.

3. Escalabilidade e repetibilidade

A escalabilidade, processo pelo qual a empresa conseguirá gerar receita e aumentar o número de clientes sem que seus custos operacionais aumentem na mesma proporção, é outra característica forte das startups, já que ela permite um rápido crescimento em pouco tempo ao unir soluções inovadoras a processos de vendas otimizados. Dessa forma, a startup com boa escalabilidade consegue gerar um maior faturamento, o que também ajuda a aumentar o seu potencial de expansão.

Para isso, o negócio precisa ser, basicamente:

  • ensinável;
  • valioso; e 
  • replicável.

Um negócio ensinável é aquele que o empreendedor delega o processo produtivo a outras pessoas do time; um negócio valioso é aquele que consegue se distinguir de seus concorrentes e gerar valor; enquanto um negócio replicável é aquele que consegue se multiplicar e gerar receita recorrente.

Ainda, junto ao conceito de escalabilidade está a repetibilidade. Nesse caso, é necessário que a experiência do produto ou serviço oferecido pelo negócio seja capaz de ser replicada de forma simples, sem que haja um aumento de pessoas ou de recursos financeiros proporcional ao crescimento de clientes

4. Alta velocidade

É comum vermos startups que crescem da noite para o dia, em diferentes setores do mercado. Isso se dá porque essas empresas funcionam numa alta intensidade, resultando em um crescimento acelerado (aqui entra também o conceito de escalabilidade).

Mas, para isso, é preciso realizar diversos testes e ter um plano de negócios bem estruturado, além, obviamente, de ter uma demanda do mercado para a solução proposta — afinal, as startups estão aí para resolver problemas reais.

Ainda, é importante ressaltar que, por estarem inseridas em um cenário competitivo e incerto, é preciso que as startups sejam ágeis e flexíveis em relação às demandas do mercado.

5. Equipes ágeis 

Mais uma característica fundamental de uma startup de sucesso, as equipes de alta performance, mesmo que reduzidas, são essenciais para o desenvolvimento do negócio. Portanto, é necessário que essas pessoas, além de terem conhecimentos técnicos, consigam se adaptar a esse modelo rápido e flexível.

É preciso contar, então, com pessoas que tenham conhecimento de mercado e do produto, além da capacidade de execução das tarefas. Além disso, é importante que haja um alinhamento entre a equipe para que o time não se desfaça antes mesmo de o negócio ter algum resultado significativo. 

6. Potencial para alcançar grandes mercados

As startups de sucesso são capazes de alcançar mercados mundiais. Basta analisar o crescimento ao redor do mundo dos aplicativos de mobilidade, de entregas e dos bancos digitais, por exemplo. Nesse sentido, as soluções desenvolvidas podem ser acessadas por milhares de pessoas em qualquer localidade, sem que haja uma necessidade de grandes adaptações.

7. Networking 

Em último lugar, mas não menos importante, o networking é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Principalmente no ramo de inovação, estar em contato com pessoas e outras organizações é essencial para compreender melhor o presente e o futuro do mercado, conectar-se com pessoas diferentes e conquistar novos parceiros, entre outros benefícios. Para isso, é preciso estar aberto a trocas, ser sincero e não ter vergonha de começar.

Aqui você pôde conhecer, resumidamente, 7 principais características de uma startup. Com isso, você, futuro empreendedor, deve estar se perguntando: “mas como alcançar todos esses pontos?”. Você pode contar com iniciativas de desenvolvimento de startups, como uma venture builder. Por meio dessas organizações, você consegue desenvolver seu negócio de uma maneira mais segura e eficaz, seguindo uma metodologia já validada.

Achou este artigo interessante? Então siga a FCJ nas redes sociais para que você sempre tenha acesso às informações mais relevantes do mercado de inovação. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?