FCJ Rio

Engenho Hub Ventures, venture builder de logística, será lançada na região de Piracicaba

O lançamento da venture builder reforça o DNA inovador do Grupo Manetoni, líder em distribuição independente de aço na América Latina

Os últimos anos foram decisivos para grandes empresas. Cada vez mais em busca de inovação, essas corporações vêm aplicando seus recursos na criação de soluções inovadoras para seus mercados por meio da colaboração com startups. Diferentemente dos modelos tradicionais de incubação e aceleração, o que vemos são corporações consolidadas se transformando em grandes fábricas de startups.

Esse foi o caminho da Manetoni, uma empresa líder em distribuição independente de aço na América Latina. Há cerca de cinco anos, a corporação se aproximou do universo das startups por meio de uma spin-off, a MTCorp, que começou a desenvolver produtos que seguiam uma lógica parecida com a das startups. Agora, o grupo vai mais além com o lançamento de uma corporate venture builder (CVB), uma empresa que desenvolve startups de forma sistêmica.

O Engenho Hub Ventures nasceu da parceria entre a Manetoni e a FCJ Venture Builder, rede de venture builder mundial com sede em Belo Horizonte, e o objetivo da CVB é criar inovações capazes de atender as mais diversas necessidades do setor logístico

Situado em Piracicaba, interior de São Paulo, o Engenho Hub Ventures está localizado ao redor de um polo forte de inovação e a intenção é que esse seja um modelo colaborativo, de forma a gerar inovação para diversos mercados e indústrias, aproveitando a grande quantidade de iniciativas da região, como os hubs de agronegócio, instituições de ensino e iniciativas públicas da quais a Manetoni e MTCorp são parceiros.

A corporate venture builder segue a metodologia de desenvolvimento de startups da FCJ, que prevê a seleção de startups que já passaram da fase inicial. Uma vez selecionadas, O Engenho Hub Ventures passará a ser sócio dessas startups e oferecerá a essas empresas recursos importantes para seu pleno desenvolvimento, como apoio em marketing e vendas, acesso ao mercado, apoio contábil e jurídico, validação de produtos ou serviços, acesso a uma rede internacional de consultores, mentores e investidores, entre outros.

O lançamento do Engenho Hub Ventures acontecerá de forma híbrida, presencialmente em Piracicaba e com transmissão online, em junho. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da FCJ Venture Builder.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?