FCJ Rio

FCJ Angels Network firma parceria com rede indiana de investidores-anjo Mumbai Angels

A parceria entre as redes tem como objetivo fortalecer ambos os ecossistemas, brasileiro e indiano, gerando oportunidades para as startups que visam o crescimento global.

A rede brasileira de investimento-anjo profissional FCJ Angels Network anunciou na última semana sua nova parceria com a Mumbai Angels, plataforma de investimento de risco da Índia. De acordo com o CEO da rede brasileira, esse é um acordo inédito para a FCJ Angels Network e que, além de fortalecer o ecossistema, garantirá um volume de capital de investidor-anjo que poucas startups no Brasil têm acesso.

“À medida que nosso relacionamento evolui, essa parceria vai gerar muitas oportunidades além do investimento-anjo, como troca de conhecimento, expansão internacional de nossas startups brasileiras, bem como apoio às startups investidas pela Mumbai Angels que querem fazer negócios no Brasil através da Bridge Brazil, programa de Soft Landing da FCJ”, aponta Daniel Goes, CEO da FCJ Angels Network.

Com investimentos em mais de 130 startups, mais de 30 exits e mais de 550 investidores, sendo 100 só no último ano, a Mumbai Angels atua fortemente para desenvolver o ecossistema indiano. A rede também vem expandindo seu acesso internacional com investidas na Austrália, Coréia do Sul e outros países fora do mercado indiano. De acordo com uma matéria publicada em 29 de julho no portal Business Insider, a Mumbai Angels almeja investir em mais de 500 startups no período de três a cinco anos. Anualmente, a rede recebe de 8 a 10 mil pitches de investimentos.

“O importante dessa parceria é entender que sempre terá uma rede de anjos aqui e outra lá, trocando informações e ajudando na construção do movimento de scale-up dessas startups.” Daniel Goes, CEO da FCJ Angels Network.

Daniel Goes explica que a FCJ Angels Network atua como uma parceira de negócios, pois faz o processo de avaliação do investimento-anjo nas startups. “O importante dessa parceria é entender que sempre terá uma rede de anjos aqui e outra lá, trocando informações e ajudando na construção do movimento de scale-up dessas startups que serão investidas pelos anjos das duas redes”, explica. “Para nós, não é só dinheiro, é conhecimento também. E isso mostra que a FCJ está preocupada com o futuro de todo o ecossistema e com a criação de novas startups que virão a ser grandes organizações no futuro com a ideia de quem quer conquistar o mundo e, por isso, faz sentido para as startups se internacionalizarem e crescerem”, afirma o CEO.

O primeiro contato entre as duas redes aconteceu há cerca de dois meses, quando a Mumbai Angels demonstrou interesse em uma parceria através da FCJ USA. “Por se tratar de um ecossistema grande, forte e de comunicação ágil, a diretora de operações dos Estados Unidos, Cris Madureira, me acionou rapidamente para tocar o acordo. Tivemos um ótimo primeiro contato e a negociação andou”, disse Daniel.

Sobre o papel dos investidores-anjo no ecossistema de startups, Daniel Goes disse que essa também é uma estratégia de popularizar esse tipo de investimento no Brasil. Além disso, “quando o assunto é captação de investimento, um fundo de Venture Capital sempre vem com regras mais rígidas, enquanto os anjos são mais flexíveis. Portanto, acessar investimento-anjo na magnitude dos tickets que são feitos pela Mumbai Angels faz muito sentido e é uma alavanca de valor muito grande para as startups. Os anjos acabam por ocupar um espaço relevante como alavanca de valor para as startups e para o processo de internacionalização”, explica o CEO.

Com essa parceria, as startups da rede FCJ podem se conectar a anjos internacionais que querem apoiar o empreendedorismo global. “Nós receberemos também as startups internacionais investidas pela rede Mumbai Angels que querem conquistar o mercado brasileiro e seremos o veículo preferido da Mumbai para acessar todos os países em que a FCJ fizer negócio”, finaliza o CEO. 

A FCJ Angels Network cria, profissionaliza e gerencia grupos de investimento-anjo com metodologias e processos, de nível mundial, para que esse tipo de investimento seja acessível e seguro para todos. Além disso, a rede é responsável por todos os grupos de investimento-anjo da FCJ Venture Builder, empresa multinacional pioneira no licenciamento do modelo venture builder. A FCJ Venture Builder está presente nos Estados Unidos, México e Europa e planeja se consolidar como a maior venture builder do mundo nos próximos anos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?