FCJ Rio

FCJ e Molkom lançam Corporate Venture Builder para desenvolver soluções de biotecnologia

Com o objetivo de desenvolver produtos para diferentes tipos de aplicação, a biotecnologia atende diversos setores, desde o farmacêutico, a agricultura, o de processamento industrial, até mesmo o veterinário. Devido à sua inúmera aplicabilidade, a biotecnologia vem garantindo eficiência não só a benefício da saúde humana, mas de toda a cadeia produtiva desses setores.

Nesse sentido, a biotecnologia nunca esteve em tão franca expansão como nas últimas décadas. Para se ter ideia, dados de um relatório publicado pela Fior Markets previam um crescimento do setor de 447,92 bilhões de dólares em 2019 para USD 833,34 bi em 2027.

Buscando movimentar ainda mais esse mercado promissor, a FCJ Venture Builder, com apoio do hub de saúde Saúde Ventures, uniu-se à Molkom, empresa de representação e consultoria do setor farmacêutico, para lançar uma nova Corporate Venture Builder (CVB), a Molkom Pharma Biotech Venture Builder, que buscará desenvolver soluções inovadoras no ramo de biotech.

Afinidade com startups

A Molkom é uma empresa brasileira que atua como um centro de negócios, intermediando empresas e negociações do ramo farmacêutico, além de também desenvolver novos negócios. Mais do que isso, a Molkom conecta empresas do mundo com indústrias na América Latina e auxilia empresas brasileiras a irem para o exterior.

“Hoje, estamos entre os 5 melhores prestadores de serviços no setor”, aponta Kleber Miranda, idealizador e CEO da Molkom. “Isso é resultado do nosso DNA inovador, do nosso próprio ecossistema e porque buscamos agregar valor à empresa em toda a supply chain”, completa Kleber.

Para o CEO, “o que move o setor é sempre a inovação. É isso o que faz as empresas crescerem, se expandirem, não só localmente, mas globalmente também. A Molkom trabalha com startups há algum tempo, temos alguns cases, startups que estamos apoiando, e sabemos o grande valor dessas empresas disruptivas para o setor”.

Ainda que o ambiente seja propenso à inovação, Kleber aponta um dos principais obstáculos para as startups de biotech: “por ser um setor regulado, científico e técnico, é preciso conhecer as normas e muitas dessas startups falham por desconhecerem os princípios de negócios para serem bem desenvolvidas dentro do setor”.

Lançamento da CVB

Já tendo experiência com o desenvolvimento de startups, a Molkom busca novas formas de transformar a maneira de se fazer ciência no país. Sendo uma Corporate Venture Builder, a Molkom Pharma Biotech Venture Builder busca “aglutinar todos os grandes pesquisadores e empresários que navegam no setor e que, sozinhos, não conseguiriam alcançar grandes resultados”, aponta Kleber.

Ele ainda afirma que “há capacidade no Brasil para alcançar esse objetivo maior”. “Nossa ambição é criar um significativo impacto na solução de problemas humanitários e, para isso, chegamos com uma visão global”, completa o cofundador.

Com o apoio da FCJ Venture Builder, que é referência no ramo de Venture Builder na América Latina, e da Saúde Ventures, um hub de inovação em saúde, a Molkom Pharma Biotech Venture Builder oferecerá às startups selecionadas:

  • infraestrutura;
  • know-how;
  • acesso a canais de mercado;
  • rede de mentores e investidores;
  • modelagem de negócio;
  • apoio nas rotinas administrativas e governança;
  • suporte em vendas, marketing e desenvolvimento de produto;
  • + de 500k em perks;
  • Investimento financeiro de R$ 200k a R$ 400k;
  • entre inúmeros outros benefícios.

Com um amplo conhecimento do setor, com o próprio ecossistema da Molkom conectado ao da FCJ e utilizando uma metodologia própria e já validada, as startups do portfólio da Molkom Pharma Biotech Venture Builder conseguem mitigar significativamente o risco do negócio e se transformar em soluções altamente escaláveis.O lançamento da nova Corporate Venture Builder está previsto para o início de agosto. Siga a FCJ nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) para acompanhar os próximos passos!

This article was first published on https://www.farmaventures.com.br.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?