FCJ Rio

Em parceria com a Macaw Business, FCJ expande suas operações para o México

FCJ Venture Builder e Macaw Business fecham parceria para lançamento da FCJ México, previsto para junho de 2021.

A FCJ Venture Builder, a maior rede de Venture Builder da América Latina, segue seu plano de expansão global e agora chega ao México com o apoio da Macaw Business, uma companhia especializada em internacionalização de empresas e integração de negócios.

A expansão de suas operações comerciais pela América Latina — e também na Europa e nos Estados Unidos — faz parte de uma estratégia de longo prazo da FCJ, que busca levar soluções inovadoras a diferentes partes do mundo, apoiando os ecossistemas de cada localidade e, consequentemente, fortalecendo o desenvolvimento de cada região.

A FCJ Venture Builder se destina a desenvolver startups de diferentes setores e também atua no processo de inovação corporativa por meio do modelo Corporate Venture Builder, o principal ofertado no exterior. Em seu portfólio, a FCJ conta com startups que oferecem soluções jurídicas, de saúde, agronegócio, energia, construção civil, aeronáutica, sustentabilidade, entre outras.

O mercado mexicano

Para Rodrigo Báez, CEO e co-fundador da Macaw Business, “na América Latina, há muitas oportunidades porque existem muitas demandas por soluções, o que faz com que sejamos um campo perfeito para criar essas soluções. Além disso, Brasil e México são os dois principais mercados da AL: o Brasil possui proporções continentais e o México faz a ponte com outros países da AL e América do Norte. Essa é uma localização estratégica pouco explorada”. 

Ainda, para o CEO da Macaw Business, apostar nessa parceria e entrar no mercado mexicano é uma forma de crescer de maneira orgânica, sem precisar ter a concorrência do mercado americano. “Sou mexicano e sempre quis poder trabalhar nessa ponte. Eu via que muitos produtos e serviços poderiam se dar muito bem no México e no Brasil, por isso pensei em explorar esse ramo [a internacionalização], que é um nicho muito mal explorado. Hoje o eixo Brasil-México é explorado, basicamente, pelo setor automotivo, e eu acho que tecnologia, startups, e empresas podem se beneficiar dessa proximidade”, finaliza Rodrigo.

Ainda que afetado gravemente pela pandemia de coronavírus, o país vem garantindo posições favoráveis em rankings e pesquisas. Dados do Índice Global de Inovação 2020, por exemplo, divulgados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, em inglês), apontam o México como a segunda maior economia inovadora da América Latina, ficando atrás apenas do Chile (1º lugar), além de ser o maior exportador de bens criativos do mundo.

Internacionalização

Milhares de novos casos de covid-19 continuam surgindo em diversas regiões do mundo diariamente, por isso Báez enxerga 2021 como ano de planejamento. “Internacionalização é um trabalho que não pode ser apressado, por isso 2021 é um ano de planejamento; o mercado está estranho, a gente não sabe muito bem como as coisas vão estar num futuro próximo. Este é um ano de análise de oportunidades em outros países”, aponta o CEO da Macaw Business.

Já em relação à FCJ, Rodrigo aponta que há uma sinergia muito interessante entre as soluções. “Nós precisamos de startups que já tenham uma certa maturidade para internacionalizá-las e essa pode ser uma grande oportunidade. Por meio da FCJ, a gente consegue auxiliar nossos clientes na parte inicial que não fazíamos, até o ponto em que a Macaw assume, na internacionalização”.

Além disso, “nós atuaremos como grandes parceiros da FCJ. Para internacionalizar um negócio, é preciso ter uma base, know-how, alguém que possa ampliar redes, criar novas oportunidades de negócios, e nós seremos esse braço da FCJ no México”.

A FCJ Venture Builder está presente em diversas regiões do Brasil, nos Estados Unidos, na Finlândia e também conta com uma sede em Portugal, onde trabalha com soluções para toda a Europa. Com lançamento da FCJ México previsto para junho de 2021, a FCJ segue um plano de internacionalização concreto, tornando-se um grande player do setor de Venture Builder mundial. 

Siga os perfis da da FCJ Venture Builder no LinkedIn e Instagram para acompanhar os próximos passos da FCJ México.

This article was first published on https://www.farmaventures.com.br.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?