FCJ Rio

FCJ Venture Builder e Alfa Group lançam corporate venture builder do segmento govtech

A nova corporate venture builder visa desenvolver soluções inovadoras que impactem positivamente os departamentos de governos e prefeituras, levando inovação e transformação digital ágil para a gestão pública.

Enquanto o mercado mundial caminha a passos largos para se tornar cada vez mais inovador, a esfera pública enfrenta maiores desafios quando o assunto é inovação. Ainda que o Brasil seja o país com o maior número de startups vendendo para governos na América Latina, de acordo com o GovTech Index, ainda há um longo caminho para a inovação pública. E a pouca abertura à inovação e tecnologia, certas barreiras regulatórias e a falta de acesso a investimentos são alguns dos obstáculos enfrentados pelas startups do segmento.

Em contrapartida, de acordo com o hub de inovação para o setor público BrazilLab, estima-se que esse mercado poderá chegar à casa de 1 trilhão de dólares no mundo todo em 2025, o que demonstra seu alto retorno econômico e o grande impacto social do segmento. Nesse contexto, o desenvolvimento de startups govtechs se mostra muito promissor e grandes empresas estão se mobilizando para levar inovação e transformação digital para a gestão pública.

Com a inovação corporativa ganhando ainda mais forças no Brasil, corporações que já trabalhavam com startups encontram no modelo corporate venture builder grandes oportunidades para criar novos negócios inovadores. Esse é o caso da Dome Ventures, uma corporate venture builder voltada para o setor público de iniciativa da FCJ Venture Builder e da holding company Alfa Group.

Emanoelton Borges

O grupo empresarial é composto por duas grandes corporações, a Alfa Inteligência, que realiza pesquisas de mercado e opinião, e a Sogo Tecnologia, empresa especializada em transformação digital e transparência para governos. Emanoelton Borges, CEO do Alfa Group, explica que “os principais parceiros da Sogo Tecnologia sempre foram startups. Por isso, na Dome Ventures, o objetivo será captar startups que precisam de clientes e que necessitam de tracionamento”.

Nesse segmento, as possibilidades de geração de novos negócios é quase infinita, considerando que existem inúmeras esferas de atuação pública. Além disso, na nova corporate venture builder, um dos maiores benefícios para as startups selecionadas será o aproveitamento do ativo comercial de toda a rede Alfa Group. “A possibilidade de crescimento das startups que tenham boas soluções, que façam a diferença no dia a dia, é altíssima. Basta verificar que nosso nível de relacionamento, a satisfação de quem atendemos, é elevado”, afirma Emanoelton.

“Diante de nossa capacidade de impulsionar novos negócios inovadores, encontramos a oportunidade de trazer clientes para as startups, garantindo um maior desenvolvimento das regiões atendidas e impactando também a vida do cidadão”, explica o CEO do Alfa Group.

A parceria entre o Alfa Group e a FCJ Venture Builder proporcionará às startups acesso a uma carteira superior a 300 clientes, entre eles governos, prefeituras, autarquias e órgãos, visando implementar, validar e tracionar suas soluções no curto e médio prazo. “Com o apoio da rede FCJ, temos certeza de que seremos a maior venture builder do setor público, pois nosso foco é muito direcionado. Já temos uma carteira de clientes e o próximo passo é a captação de investimento”, finaliza Emanoelton.

Atendendo clientes como PwC, AENA Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Ministério do Turismo, apenas para citar alguns, o Alfa Group quadruplicou de tamanho nos últimos dois anos e a meta para 2022 é crescer até 500% em relação a 2021. A parceria com a FCJ Venture Builder, líder do segmento na América Latina, fortalecerá as bases do grupo, oferecendo às startups govtechs a oportunidade de se transformarem em negócios escaláveis por meio de metodologias e estratégias de desenvolvimento validadas.

Para acompanhar o lançamento da Dome Ventures, previsto para o início de setembro, acompanhe a FCJ Venture Builder nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e YouTube.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?