FCJ Rio

Franquia de startup: como funciona e como investir

Franquia de startups é um conceito inovador, pouco conhecido, mas muito promissor, principalmente para profissionais liberais, representantes comerciais e empreendedores que querem montar o primeiro negócio de tecnologia.

Para empreendedores, essa é uma grande oportunidade para começar negócios inovadores investindo pouco e tendo ganhos recorrentes; para startups, é mais uma opção para tornar o negócio repetível e escalável. 

Mas, afinal, o que caracteriza uma franquia de startups? O que é preciso para ser um franqueado de startups de sucesso? É sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos lá?

O que é uma franquia?

O sistema de franquia ou franchising, em inglês, foi se desenvolvendo e se adaptando ao longo dos anos. A Cartilha O que é Franquia?, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostra que, com a explosão de grandes marcas nos Estados Unidos, como Burger King, McDonald’s, KFC e outras, os anos 1950 foram primordiais para o que se entende sobre franquias atualmente. Já no Brasil, o movimento se fortaleceu apenas entre os anos 1970 e 1980, com marcas como CCAA, Boticário e Ellus. 

De acordo com a Lei nº 13.966/19, um sistema de franquia é aquele em que “um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador […]”.

Isso significa que esse é um modelo de negócio cuja operação é copiada e transferida para outro ponto com autorização daqueles que detêm os direitos do negócio inicial. Em outras palavras, a franquia é um modelo de negócios que deu certo e que pode ser replicável, porque aumenta as garantias de sucesso. 

Terminologias

Vale ainda abrirmos um parêntese para explicarmos alguns termos comuns no universo do franchising. Por exemplo:

  • franqueador: pessoa jurídica que autoriza terceiros (franqueados) a fazerem uso de uma marca cujos direitos são próprios (são transmitidos também todos os conhecimentos necessários para o bom funcionamento do novo negócio);
  • franqueado: pessoa física ou jurídica que adquire uma franquia;
  • franquia: pessoa jurídica que participa de determinada rede, utilizando o sistema de um franqueador;
  • royalties: remuneração do franqueador em relação à cessão dos direitos da franquia (participação sobre o faturamento do franqueado);
  • taxa de franquia: valor pago pelo licenciamento.

O que é uma franquia de startup?

Um dos desafios das startups é conseguir vender seus produtos. Imagine, então, sincronizar de três a cinco startups com soluções inovadoras, que têm pouco ou nenhum braço de venda, e começar a vender as suas soluções recebendo treinamentos baseados em metodologias de vendas. Ótimo, não? 

Posto isso, fica mais fácil de entender o conceito de franquia de startups. O franqueado adquire as soluções de uma ou mais startups e vende os serviços ou produtos oferecidos por elas. Esse é um modelo de mercado que vem para revolucionar os sistemas de franchising e até mesmo as startups, uma vez que é inovador no sentido de que há pouquíssimas franquias nesse nicho e os resultados podem ser alcançados em pouco tempo.

Para isso, a franqueadora repassa métodos e melhores práticas para que o empreendedor/franqueado possa desenvolver o seu negócio da forma mais produtiva possível. Portanto, essa é uma ótima forma de entrar para o mercado de inovação sem necessariamente precisar desenvolver negócios inovadores do zero.

A StartupWin Franchising

A StartupWin Franchising é a primeira franquia de startups do Brasil. Atuando com startups maduras e em crescimento, a franquia trabalha com diversos segmentos de mercado e receitas múltiplas, o que a diferencia de um sistema de franquia tradicional. 

Dessa forma, o franqueado tem à sua disposição diferentes modelos de negócios com baixo custo operacional e baixo investimento. Além disso, na StartupWin Franchising, o franqueado pode trabalhar em qualquer localidade do Brasil.

Sendo assim, o franqueado tem a oportunidade de criar uma carteira de clientes e faturar mensalmente com isso, já que as startups do portfólio da StartupWin Franchising possuem ganhos recorrentes.

Atualmente, essa franquia de startups oferece soluções em diversos segmentos, como:

  • impacto social;
  • gestão;
  • serviços;
  • saúde;
  • energia renovável; e
  • mobilidade urbana.

Além disso, os benefícios da StartupWin são diversos, indo desde investimento e custo operacional baixos, payback de curto prazo, ROI de 3 a 6 meses até ganhos recorrentes e pontuais.

Como investir em uma franquia de startups?

As franquias são um modelo ideal para quem quer ter o seu próprio negócio, e todos os envolvidos (franqueador, franqueado e parceiros) são amparados por lei. Com a transferência de know-how que esse modelo proporciona, principalmente para quem quer começar a empreender, é possível alcançar resultados exponenciais, já que esse modelo antecipa a maturidade do negócio, por exemplo.

Mas, antes de investir em qualquer tipo de franquia, é interessante que você analise cada oportunidade. Para isso, vale a pena:

  1. conhecer o sistema de franquia;
  2. fazer uma autoavaliação e uma avaliação do negócio;
  3. avaliar o investimento necessário e os retornos;
  4. conhecer a empresa franqueadora.

Em relação à StartupWin Franchising, o empreendedor escolhe um dos planos oferecidos e, em seguida, monta a sua carteira de startups. A partir daí, o franqueado recebe treinamentos técnicos, operacionais e de vendas para que, então, possa começar a vender e ter resultados.

De forma geral, as franquias de startups são um tipo de negócio inovador e que estão começando a se disseminar pelo mundo. Para quem é entusiasta de tecnologia e inovação, essa é uma ótima forma de ter o próprio negócio com amparo legal e com ganhos recorrentes. No Brasil, você pode contar com a StartupWin Franchising!

Neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre esse mercado pioneiro que é o de franquia de startups. Esse modelo de franquia é capaz de promover novos negócios inovadores de forma muito rápida, o que beneficia não só o empreendedor, mas também as startups e todo o ecossistema de inovação. 

Ainda falando sobre investir em startups, como você vê a projeção desse mercado para 2021? Confira o próximo artigo do nosso blog e descubra se vale a pena investir em startups este ano!

This article was first published on https://www.farmaventures.com.br.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?