FCJ Rio

GBG e Saúde Ventures lançam corporate venture builder do ramo seniortech

Se em 1960 a expectativa de vida ao nascer era de 52,5 anos, em 2018 esse número alcançou os 76,3 anos, apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Mesmo que essa taxa tenha retraído em relação à sua projeção para 2021 devido à alta taxa de mortalidade causada pela pandemia de covid-19, os 74,8 anos de expectativa de vida pós-covid continuam mostrando que o Brasil está ficando mais velho, mas com pessoas que cada vez menos querem ser vistas com olhares estereotipados.

Essa transformação — causada por diversos fatores socioeconômicos — abre caminho para novas economias, novos mercados e novas formas de ver a vida na senioridade, fazendo com que pessoas busquem dar solução hoje a problemas que já existem e que tendem a se intensificar no futuro, afinal haverá mais idosos que crianças no Brasil daqui a 20 anos.

“Nossa população está envelhecendo de forma acelerada! Em pouco mais de vinte anos devemos contar com 25% (vinte cinco por cento) da nossa população com pessoas acima de sessenta anos de idade. Agora imagine o desafio que será para o Brasil, que vem envelhecendo antes mesmo de enriquecer, atender a uma demanda de milhões de brasileiros que dependerão de condições adequadas para cuidar da saúde, morar, ter mobilidade urbana, segurança, entretenimento, produtos e serviços adaptados para essa fase da vida…  Teremos que ter soluções que ajudem as pessoas a viver mais, com dignidade e independência. Essa é a questão!”, afirma o CEO e cofundador da GBG Seniortech Ventures, Mauro Freitas.

Mesmo que seja um pouco difícil, a primeiro momento, conceitualizar o termo “tecnologia para idosos”, devemos ter em mente que isso tem menos a ver com o fato de idosos serem incapazes de lidar com a tecnologia — em questões de entretenimento, por exemplo, basta você analisar a quantidade de pessoas mais velhas usando o TikTok durante a pandemia e verá elas estão ocupando cada vez mais os ambientes até então considerados “jovens”. 

O conceito de seniortech deve ser visto como algo ligado à funcionalidade e facilidade que a tecnologia pode trazer para nossas vidas quando atingirmos certas idades ou se viermos a sofrer de algum tipo de comorbidade, por exemplo. Afinal de contas, as pessoas estão vivendo mais, cada qual com suas particularidades, mas todas com o mesmo desejo: envelhecer com qualidade de vida.

GBG Seniortech Ventures

Os projetos de inovação voltados para pessoas de idades mais avançadas estão crescendo cada vez mais na mesma proporção que a população do mundo todo vai ganhando alguns meses a mais de vida, e a corporate venture builder GBG Seniortech Ventures é um deles.

O Global Business Group (GBG) surgiu em 2015 com o objetivo de criar um ambiente de negócios disruptivo via WhatsApp. Com profissionais de extrema qualificação participando de grupos no Brasil e no exterior, os participantes compartilham ou oferecem propostas dos mais diversos tipos de negócios ou buscam por novas ideias. 

Hoje, com mais de dois mil profissionais conectados em todo o mundo, o GBG constrói uma vasta e sólida rede de profissionais, que buscam compartilhar conhecimento e construir novos modelos de negócios. E foi nesse contexto que surgiu a GBG Seniortech Ventures.

“Nós precisávamos pegar esse universo de networking e relacionamento e transformar em algo que tivesse um elo. Daí veio a ideia da FCJ, na qual a gente junta todo mundo e cria uma estrutura competente para adquirir startups”, conta Mauro Freitas, CEO e cofundador da GBG Seniortech Ventures. “Assim, o pessoal da GBG passa de uma posição de networking para pessoas que vão buscar soluções para aquilo que acreditam”, finaliza.

Dessa forma, a GBG Seniortech Ventures passa a buscar no mercado startups e ideias inovadoras que possam solucionar as dores desse mercado que não para de crescer. No modelo venture builder ofertado pela GBG Seniortech Ventures, as startups selecionadas recebem capital relacional, pessoal e financeiro. Dessa forma, os empreendedores podem ter como foco a validação de suas soluções, enquanto a venture builder (GBG) lidera outros aspectos fundamentais para o negócio, como o financeiro, contabilidade, jurídico, marketing, entrada no mercado etc.

Benefícios para as startups

Ao fazer parte do portfólio da GBG Seniortech Ventures, as startups garantem, desde o primeiro dia, uma vasta vantagem competitiva, uma vez que estarão inseridas em um ambiente total de inovação, onde poderão validar suas hipóteses de forma real, além de contarem com todo o apoio das redes FCJ e GBG para crescerem de forma sustentável.

Ainda, as startups contam com networking global; redes de investidores, conselheiros e executivos; fundraise; e um centro de serviços compartilhados, além de outros benefícios exclusivos para startups do portfólio GBG Seniortech Ventures.

Tecnologia a favor do idoso

Mauro Freitas ainda aponta que, nesse processo de envelhecimento da sociedade, “as pessoas idosas não devem ser enxergadas sempre como vulneráveis ou incapazes. Isso, na verdade,  é um preconceito em razão da idade, conhecido como ageismo, e que deve ser superado”.

“Os idosos terão, cada vez mais, um papel social de verdadeiros protagonistas, em termo de garantia do pleno exercício de seus direitos civis, direito ao voto para escolha de representantes que zelem por políticas públicas que auxiliem o bem-estar dos idosos, relacionamentos interpessoais e intergeracionais, gestão das suas finanças e bens, liberdade religiosa, trabalho e empreendedorismo, manifestação de vontades e escolhas que atendam às suas reais expectativas, entre tantos outros direitos que qualquer cidadão merece para ter uma vida satisfatória… É ter a pessoa idosa como participante ativa da sociedade, lançando mão de soluções tecnológicas, inovações nos serviços e produtos que facilitem sua vida, na inclusão e no máximo de autonomia e independência ao longo de uma existência longeva”, conclui o CEO.

Para isso, a GBG Seniortech Ventures busca soluções em diversas áreas, mas que têm a pessoa idosa como centro da solução. Desde aparelhos de monitoramento de saúde, casas inteligentes, equipamentos com tecnologia embarcada, proteção digital, até mesmo soluções hoteleiras, de entretenimento etc.

Mauro Freitas finaliza dizendo que “pessoas idosas têm o direito de levar suas vidas como quiserem, com a liberdade que suas condições físicas e psicológicas autorizarem, preservando-se ao máximo a dignidade humana, que tem relação direta com a plena manifestação de vontade. E hoje ninguém mais busca se “aposentar”, no sentido de ser retirado do convívio social e privado das coisas que gosta de fazer. As pessoas continuam vivendo suas vidas, continuam viajando, trabalhando, estudando… Ninguém se aposenta do que gosta e lhe dá prazer”.

Um dos maiores hubs de saúde

A GBG Seniortech Ventures passa a integrar a vertical de saúde mais robusta da América Latina, a Holding Saúde Ventures, que é um braço voltado à busca de soluções em healthtech e biotech da FCJ Venture Builder. O projeto Saúde Ventures já conta com a Feluma Ventures, que busca soluções em saúde e educação, e agora com a GBG Seniortech Ventures, criando uma estratégia nacional e global de expansão e atuando como catalizadora do ecossistema de negócios inovadores na área da saúde.

Atualmente, a FCJ é líder em venture builder na América Latina, atuando em regiões estratégicas do Brasil e também nos Estados Unidos, Finlândia e Portugal, com lançamentos previstos ainda para o primeiro semestre de 2021 no México e na Itália.

Mais do que conectar grandes corporações à inovação por meio das startups, a FCJ busca transformar também a vida das pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse processo, fortalecendo os ecossistemas de inovação das regiões onde está localizada e gerando impactos positivos para a sociedade.

Para acompanhar os próximos passos da GBG Seniortech Ventures, siga os perfis da FCJ no Facebook, Instagram e LinkedIn.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?