FCJ Rio

Grupo Sai do Papel cria venture builder de energia em parceria com a FCJ

Com foco em áreas como energias renováveis, óleo e gás, hidrelétricas e mobilidade, projeto pretende desenvolver 30 startups em até cinco anos

O Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, referência nacional em impulsionamento e geração de negócios a partir da conexão entre investidores, empresas e startups, criou de uma venture builder do setor de energia. Em parceria com a FCJ Venture Builder, que é líder desse segmento na América Latina, o Energy Hub Ventures vai desenvolver 30 startups em até 5 anos.

Venture Builders são organizações que atuam sistematicamente no desenvolvimento de outras empresas de base inovadora e tecnológica (startups). Sua atuação acontece com aplicação de cultura de open innovation e refinamento de processos para promover as startups e direcioná-las estrategicamente ao mercado. A principal diferença para uma metodologia de aceleração é o envolvimento com a operação diária das companhias investidas, com participação ativa nas tomadas de decisões.

Nosso objetivo é revolucionar o ecossistema de energia pela inovação aberta. Conectamos startups que possuem soluções para áreas como energias renováveis, óleo e gás, hidrelétricas ou mobilidade com as grandes referências no mercado”, diz Carlos Junior, fundador e CEO do Grupo Sai do Papel. “O venture builder tem como grande diferencial a participação ativa na gestão e na tomada de decisão das empresas investidas. Isso aproxima as startups da cultura de inovação aberta, mas também de uma rede de contatos extremamente relevante”, completa.

Entre dezembro de 2020 e outubro de 2021, segundo o relatório “Mapa de Energia no Brasil”, o país teve um crescimento de 29,82% no volume de startups ligadas ao setor energético. São pelo menos 192 empresas cadastradas com esse propósito, de acordo com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), números que mostram o potencial do segmento.

“O Energy Hub Ventures entra nesse contexto como veículo natural para dar robustez ao setor. Daqui para frente, cada vez mais empresas estarão em busca de inovações, e o modelo de venture building é um caminho natural para viabilizar o investimento nesses negócios. Com certeza, vai haver escalabilidade no setor de energia”, explica Luiz Mandarino, head de parcerias do Energy Hub, um dos hubs setoriais do Grupo Sai do Papel, que já tem mais de 80 startups cadastradas, além de investidores e mantenedores próprios.

Para conduzir as operações e investir nas startups do ramo energético, a venture builder do Grupo Sai do Papel vai levantar R$ 8 milhões.

O Energy Hub Ventures vai desenvolver startups baseando-se no modelo Venture Builder 4.0 da FCJ. Seguindo as metodologias da FCJ e do Sai do Papel, o Energy Hub Ventures vai oferecer às startups acesso ao mercado, networking global, rede de investidores, além de agregar valor e governança ao negócio. Ainda, as startups do portfólio do Energy Hub Ventures terão acesso a perks para desenvolvimento tecnológico de suas soluções.

Sobre o Grupo Sai do Papel 

O Sai do Papel é um Grupo de Inovação e Investimentos em startups, com três unidades de negócios e um Hub de Inovação. As unidades são a SdP Academy – focada em auxiliar o empreendedor em sua jornada por meio de mentoria, programa de aceleração e consultoria; SdP Capital – fornece os recursos financeiros e conexões estratégicas necessários para a execução do planejamento da startup; e a SdP Corporate – promove cultura de inovação e intraempreendedorismo, facilitando o desenvolvimento de soluções para reduzir custos, aumentar receitas, ou criar novas linhas de negócio. O Energy Hub é um Hub de Energia setorial privado, cujo objetivo é fomentar a inovação aberta no ecossistema de energia. O Grupo Sai do Papel é um dos realizadores do mais completo evento de inovação da América Latina, o Rio Innovation Week (RIW), e responde tanto pela curadoria geral do evento quanto pela arena de inovação aberta SdP Summit.

Informações para a imprensa / Sai do Papel

Agência Prioriza

Gil Stefani – gil@prioriza.ag – +55 11 98785-3926
Guilherme Costa – guilherme@prioriza.ag – +55 11 99899-0624
Lucas Orte – lucas@prioriza.ag – +55 11 99818-8514

Sobre a FCJ Venture Builder

Pioneira em venture building no Brasil, a FCJ Venture Builder é uma multinacional líder do segmento com atuação no México, Estados Unidos e Portugal. Seu propósito é conectar empresas, startups, investidores e organizações por meio da criação de negócios inovadores. Atualmente, o grupo conta com 105 startups ativas em seu portfólio, mais de 700 investidores e 50 empreendimentos, entre venture builders, plataforma de gestão de portfólio, franquia de startups e grupo de investidores-anjo.

A data de lançamento do Energy Hub Ventures está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. Para mais informações, siga a FCJ Venture Builder nas redes sociais.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?