FCJ Rio

Outubro Rosa: FCJ Venture Builder promove campanha durante todo o mês

Desde 1990, o mês de outubro é marcado pelo movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa, como a data foi nomeada, busca levar informação e amparo às mulheres, tendo em vista que este é o tipo de câncer mais incidente no sexo feminino, que acometeu 2,3 milhões de mulheres em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Também com base nos dados do INCA, esse é o tipo de câncer que mais leva mulheres a óbito em quase todas as regiões do país, com mais de 600 mil mortes estimadas para este ano. Ainda, diversos são os fatores que causam a doença, e o risco de desenvolvê-la aumenta com a idade, principalmente após os 50 anos.

Embora esse seja um tema muito delicado, falar abertamente sobre a doença pode esclarecer mitos e verdades, além de colaborar para a detecção ainda precoce de novos casos, o que reduz o índice de mortalidade. 

E para promover esse debate aberto, a FCJ Venture Builder realizará durante todo o mês de outubro uma campanha em suas redes sociais com o apoio da PHP Biotech, uma startup da rede que tem como objetivo criar um medicamento para o câncer de mama triplo-negativo, que atualmente não dispõe de tratamento específico.

“Isso faz com que 40% das mulheres diagnosticadas com o triplo-negativo venham a óbito em até 5 anos. Há, portanto, um esforço global em prol de novas terapias ou mesmo terapias complementares para o câncer de mama triplo-negativo e neste papel a PHP Biotech vem cumprindo a sua parte”, explica Patrícia Bezerra, biotecnologista responsável pela parte técnica da startup.

Uma grande dose de esperança

Após 15 anos de pesquisas, as cientistas que formam hoje a PHP Biotech comprovaram a ação antitumoral da molécula 3-NAntC, que foi desenvolvida a partir de biotecnologia e que já pode ser produzida de forma industrial. 

Patrícia Bezerra afirma que “a startup está voltada para a expansão dos estudos da molécula sintética 3-NAntC, baseada em um componente da biodiversidade brasileira, com foco para o tratamento do câncer de mama triplo-negativo”. Além disso, “os primeiros resultados in vitro são muito otimistas, uma vez que a 3-NAntC mostra um potencial antitumoral marcante, enquanto não mata as células benignas de pele e de mama, indicando baixa toxicidade. Os primeiros pilotos in vivo já estão sendo testados e o primeiro depósito de patente deve ser feito ainda este ano”.

Patrícia Bezerra, biotecnologista da PHP Biotech

Para a PHP Biotech, seguir em busca de um tratamento para o câncer de mama triplo-negativo é levar esperança para milhares de mulheres que sofrem com o tipo mais agressivo. “A estratégia da empresa é realizar todos os testes necessários para demonstrar a eficácia do tratamento, seguindo as mais rígidas normas, para criar um dossiê regulatório que será apresentado ao Food and Drug Administration (FDA) — departamento federal de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos”, explica a biotecnologista do projeto. “Após isso, vamos licenciar a propriedade intelectual para que uma grande indústria farmacêutica possa fazer a distribuição e comercialização do medicamento de forma global.”

Movimentação nas redes sociais

Patrícia aponta que “um outro dado que chama a atenção é o de que, apesar dos esforços governamentais para alertar a população sobre o câncer de mama, o diagnóstico tardio ainda é um problema no Brasil, com idade média, no momento do diagnóstico, de 56 anos, embora a incidência esteja se concentrando em mulheres cada vez mais jovens”. 

Diante disso, a FCJ Venture Builder, sendo uma das fundadoras da startup PHP Biotech, junto à Kaivo Biotech, pesquisadores e executivos da indústria farmacêutica, entende o seu papel como disseminadora de informações relevantes sobre o câncer de mama. Mais do que isso, a campanha promovida pela rede é uma forma de desmistificar a doença e diminuir o medo e a ansiedade gerados pelo diagnóstico de câncer.

Durante todo o mês de outubro, as redes sociais da FCJ Venture Builder trarão informações sobre câncer de mama e saúde como um todo e, no dia 27 deste mês, a PHP Biotech realizará uma palestra sobre o tema.

Acesse o Facebook, Instagram ou LinkedIn da FCJ Venture Builder e fique por dentro.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?