FCJ Rio

Psicologia Viva anuncia fusão com Conexa Saúde, criando um dos maiores grupos de saúde digital do Brasil

Fusão entre Conexa Saúde e Psicologia Viva permitirá o gerenciamento e atendimento de mais de 16 milhões de pacientes em sete países.

Na penúltima semana de março de 2021, foi anunciada a fusão entre a Conexa Saúde, a maior plataforma de telemedicina da América Latina, e o Psicologia Viva, organização que é líder em atendimentos psicológicos online, com atuação no Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e México. Essa movimentação é parte da estratégia da Conexa Saúde de se consolidar como principal player de saúde digital no país.

Poucos meses após realizar outro grande investimento — a compra da iMedicina em 2020 —, a Conexa Saúde, juntamente ao Psicologia Viva, passa a gerenciar e atender mais de 16 milhões de pacientes em sete países, com mais de 67 mil profissionais cadastrados na plataforma. A fusão ocorreu num bom momento para o Psicologia Viva, que vivenciou um crescimento de 600% em 2020, impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. 

Além disso, a startup de orientação psicológica vem apresentando um resultado significativo em relação aos serviços corporativos, capazes de reduzir a sinistralidade e o afastamento de colaboradores. Atualmente, a Conexa Saúde e o Psicologia Viva somam mais de 400 clientes B2B e, com isso, além de expandir os serviços relacionados à saúde mental, a fusão permitirá ampliar os serviços voltados para o mercado corporativo, que também passa por uma ressignificação do recebimento de novos colaboradores durante o período de pandemia. Dessa forma, será possível entregar às empresas uma solução completa de cuidado com o colaborador.

Eficácia da orientação psicológica online

Muitos estudos apontam que a orientação psicológica na modalidade online tem o mesmo (ou maior) desempenho que a modalidade presencial. De acordo com o estudo Psicoterapia pela internet: viável ou inviável?, publicado em 2014 pelo Conselho Federal de Psicologia, “[…] a maior parte dos estudos investiga a efetividade de terapias cognitivo-comportamentais (TCC) online. Elas têm se mostrado efetivas no tratamento de depressão, ansiedade, transtorno do pânico, fobia, e estresse pós-traumático”.

Além disso, com base no portal do Psicologia Viva, “o sucesso do aconselhamento online é apoiado pelo fato de que menos pessoas abandonaram prematuramente a jornada psicológica”, o que demonstra que essa modalidade de atendimento é tão eficaz quanto a presencial.

Segurança dos atendimentos psicológicos online

Após a regulamentação da prestação de serviços psicológicos por meio das tecnologias de informação e comunicação (ou atendimento psicológico online) em 2017, a busca por esse tipo de serviço só aumentou. Com o surgimento da covid-19, os números explodiram, resultando em 51.747 novos pedidos (apenas entre março e abril de 2020) junto ao Conselho Federal de Psicologia para que esses profissionais pudessem atuar de forma virtual.

Mas ainda que a busca por serviços de terapia e psicologia digital tenham aumentado significativamente, muitos pacientes e profissionais tentam encontrar um ambiente virtual seguro para as sessões, onde não haja interferências nem vazamento de dados, situação que ocorreu com uma ferramenta de videoconferência por possíveis falhas de segurança no ano passado.

Contudo, diferentemente de tais plataformas, os serviços oferecidos tanto pelo Psicologia Viva quanto pela Conexa Saúde garantem confiabilidade, segurança das informações e privacidade ao paciente, em conformidade com o Código de Ética Profissional e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Ainda, o profissional, ao se cadastrar na plataforma do Psicologia Viva, além de documentos pessoais, deve apresentar o documento do Conselho Regional de Psicologia e o Cadastro do e-Psi (Cadastro Nacional de Profissionais de Psicologia para Prestação de Serviços Psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)).

Sobre o Psicologia Viva

O Psicologia Viva foi fundado em 2015, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com o apoio da FCJ Venture Builder, em pouco tempo a organização já havia lançando a sua primeira versão da plataforma no modelo B2B e iniciado sua expansão pela América Latina. Veja abaixo os principais marcos da organização:

  • Junho de 2015: Psicologia Viva é lançado no Brasil;
  • Março de 2016: aceleração pelo programa SEED-MG (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development);
  • Dezembro de 2016: aceleração pelo programa FIEMG LAB;
  • Fevereiro de 2017: aceleração da startup no Chile;
  • Julho de 2017: aceleração e investimento (US$ 100.000 em vendas);
  • Outubro de 2017: investimento pelo BMG Uptech;
  • Dezembro de 2017: contato com a operadora de saúde Porto Seguro;
  • Julho de 2018: internacionalização para o Chile;
  • Agosto de 2018: investimento do Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Outubro de 2018: primeiro contrato empresarial (mais de 20 mil colaboradores);
  • Maio de 2019: contrato corporativo de 7,5 milhões de vidas (40% da população chilena);
  • Abril de 2020: investimento do fundo Neuron Ventures e crescimento de 51% em vendas.

Já atuando em diversos países além do Brasil e recebendo investimentos de fundos de Corporate Venture Capital, o Psicologia Viva ultrapassou, em 2020, a marca de mais de 10 milhões de pacientes assistidos, fechando o ano com um crescimento de mais de 600%. Já em 2021, apenas no primeiro bimestre do ano, a corporação ultrapassou mais de 600 mil atendimentos, além de ter vencido a licitação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Com esta fusão, os recursos do Psicologia Viva serão utilizados como forma de buscar e desenvolver novos serviços de bem-estar e saúde emocional virtuais, revolucionando e democratizando o acesso à saúde mental de qualidade. 

Saiba mais no site do Psicologia Viva e no portal da Conexa Saúde.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?