FCJ Rio

Rafael Kenji assume posto de CEO da Feluma Ventures

O jovem médico retorna à capital mineira após oito anos para atuar com inovação atrelada à educação e saúde.

A Fundação Educacional Lucas Machado, instituição filantrópica fundada nos anos 1970 e mantenedora de tradicionais entidades mineiras, como a Faculdade Ciências Médicas – MG, em parceria com a FCJ Venture Builder e a Saúde Ventures, lançou no mês de março deste ano a Feluma Ventures, uma corporate venture builder que tem como objetivo desenvolver startups dos ramos de educação e saúde.

Na última semana de março, a instituição divulgou sua mais nova contratação, o CEO Rafael Kenji, médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora que, desde o período da graduação, sempre esteve em contato com as áreas de gestão e inovação em saúde.

CEO antes dos 30

Em entrevista, Rafael conta que começou a se interessar pela área de gestão ainda na metade do curso de Medicina e foi no último ano que decidiu de fato o caminho que iria seguir após a formatura. “Durante o último ano da faculdade fiz um intercâmbio em Harvard com o objetivo de acompanhar os serviços de cirurgia torácica, mas lá reforcei meu desejo de seguir em gestão, pois comecei a me envolver com a área de administração hospitalar”, disse o CEO.

Dividido entre estudos, estágios, plantões, aulas e atendimentos, Rafael sempre teve consigo os rumos que o levaram a CEO da Feluma Ventures. Ainda no sexto período da graduação, em 2016, começou a atuar como professor estagiário no Jaleko, uma plataforma de estudos que auxilia os graduandos em Medicina ao longo do curso, e apenas um dia depois de formado Rafael assumiu como Diretor Comercial da organização.

No mesmo período, Rafael desenvolveu a Medic Júnior Consultoria em Saúde, uma empresa júnior do curso de Medicina da UFJF. Atendendo hospitais e clínicas, a Medic Jr. desenvolve soluções de análise de viabilidade técnica e econômica, consultoria em gestão de qualidade, análise de mercado e consultoria em experiência do paciente.

Em 2019, Kenji entrou para o quadro de médicos da Conexa Saúde, a maior plataforma de telemedicina da América Latina, e, em 2020, começou a atuar como Gerente Médico. “Eu fui responsável pelas áreas de protocolos e qualidade médica, captação médica, operações médicas, entre outras. Durante esse tempo, tive grande oportunidade de me inserir na gestão hospitalar”, conta o CEO.

Inovação e medicina

Rafael faz parte do movimento crescente de empreendedores digitais da área da saúde, tendo em vista o crescimento de startups desenvolvidas por médicos e profissionais da saúde. Ainda assim, principalmente devido ao fato de a Medicina ser uma área avessa ao erro, Rafael diz que “muitas pessoas acreditam que o médico deixa de ser médico quando atua com gestão e inovação”, o que tende a ser um equívoco justamente porque há um grande impacto dessas inovações na vida das pessoas.

Eu chego na Feluma Ventures com uma experiência completa, com uma bagagem em gestão hospitalar, gestão em saúde e atendimento e uma grande experiência em educação”, pontua o CEO. “Ainda na faculdade, nos dois últimos anos, fui diretor do Hult Prize na América Latina, uma premiação que acontece em 121 países. A cada ano o prêmio tem um tema diferente, e capacitamos os alunos, que avançam etapas numa espécie de hackathon que dura 1 ano. O prêmio: 1 milhão de dólares para a startup selecionada. Daí também vem a minha experiência em desenvolvimento e captação de startups”, afirma Rafael.

“Eu não imaginava que conseguiria unir tão cedo essas coisas que eu fiz fora e dentro da universidade, que são a inovação e a educação. Agora posso unir todas essas experiências que tive no Jaleko e na Conexa. O meu maior objetivo é levar essa pegada de inovação e juventude para dentro da Feluma”, finaliza o CEO.

Rafael ainda participa de eventos relacionados à saúde pública, inovação e clima na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e também é fundador da Academy Abroad, uma organização que prepara acadêmicos e professores de instituições brasileiras para estudarem no exterior.

Acompanhe os próximos passos da Feluma Ventures pelas redes sociais. Siga as páginas da corporate venture builder no Instagram, Facebook e LinkedIn!

This article was first published on https://www.farmaventures.com.br.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?