Varejo Ventures tem novo CEO, Emílio Parolini

A Venture Builder do setor varejista agora conta com Emílio Parolini, que buscará intensificar ainda mais a inovação no varejo.

Imagem: Portal Araxá

O mercado varejista é de suma importância para o cenário econômico do país. Além de ser um grande gerador de empregos formais, o setor é responsável por uma boa parcela do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Pelo fato de os resultados do setor serem sensíveis às variações econômicas do país, o varejo, de acordo com estudos da Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo, vem se recuperando lentamente da recessão iniciada em 2014, mas vale ressaltar que a crise sanitária deste ano, ocasionada pela pandemia de coronavírus, continua sendo um agravante dessa oscilação do segmento.

Nesse contexto, as dúvidas e incertezas são constantes. Afinal, como prosseguir em 2021? Como tomar as melhores decisões? Quais as alternativas do varejo? 

As respostas podem surgir com a Varejo Ventures, uma Venture Builder do Grupo FCJ que busca soluções inovadoras para o varejo por meio da tecnologia. Com novo CEO, Emílio Parolini, a Varejo Ventures prosseguirá levando inovação para diversas regiões do Brasil, criando novas oportunidades de inovação corporativa e desenvolvimento econômico. Saiba mais sobre essa transição e os próximos passos da Varejo Ventures!

Um breve panorama atual do varejo no Brasil

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, de julho para agosto deste ano, o comércio varejista alcançou o maior percentual de vendas em 20 anos, ficando 2,6% acima do recorde anterior, em outubro de 2014. Depois de recuos devido ao isolamento social, que geraram baixas do indicador entre março e abril, essa foi a quarta alta consecutiva, mostrando uma recuperação do mercado.

E o que antes já era tendência, tornou-se uma obrigação com os efeitos da pandemia: varejistas de todos os segmentos precisam repensar os seus negócios estrategicamente, visando não só o aumento significativo de receitas, mas a própria sobrevivência do negócio.

E esta é a proposta da Varejo Ventures: levar inovação para diferentes partes do país, promovendo novas oportunidades de transformação para o setor varejista.

A inovação no varejo

O fomento à inovação é necessário para qualquer tipo de organização, e o varejo tem uma grande oportunidade de crescimento, principalmente em relação ao e-commerce. Nesse sentido, a inovação pode ser entendida como melhorias nos processos de vendas, na gestão e nos processos internos gerais, na estrutura de marketing, entre outros pontos. 

Afinal, não é de hoje que se fala sobre um consumidor mais conectado, mais informado e exigente e, com o avanço da tecnologia e com o comércio digital, é necessário transformar a maneira como as empresas interagem e se relacionam com o público.

De forma geral, é preciso criar modelos de operação diferenciados, adaptando modelos tradicionais às novas realidades do mercado.

A Varejo Ventures

A Varejo Ventures é uma Venture Builder, ou seja, ela seleciona startups continuamente para desenvolver suas soluções utilizando recursos internos. Sendo assim, a Varejo Ventures busca auxiliar startups a desenvolverem soluções voltadas para os varejistas/lojistas, ou seja, soluções que promovem uma facilitação de processos de gestão, marketing, fidelização de clientes, logística, análise de dados, entre outras oportunidades.

Além de fazer parte do ecossistema de inovação da FCJ, a Varejo Ventures ainda possui parceria com o Varejo Inteligente, da CDL BH, um espaço que oferece capacitações, workshops e meetups para empresários e empreendedores, fortalecendo a troca de conhecimentos e as oportunidades de conexões. 

Nesse sentido, o objetivo da parceria é proporcionar ao varejista um acesso mais facilitado às soluções inovadoras que surgem e que estão revolucionando o mercado. Por outro lado, os negócios/startups desenvolvidos na Varejo Ventures ficam mais próximo do seu público alvo e, com isso, conseguem resolver os problemas do dia a dia do varejo de maneira mais eficaz.

Novo CEO da Varejo Ventures

Atuando há mais de 24 anos no setor comercial, Emílio Parolini vem levando a inovação para diversos locais do país por meio de convenções e ações diretas em conjunto com diversas associações comerciais.

À frente da Federaminas como vice-presidente e presidente por um período de mais de 12 anos, Emílio realizou, além de outras iniciativas, a Conecta Mais Federaminas, uma feira que tem o objetivo de despertar o interesse de startups do interior do estado. 

De acordo com o novo CEO, “no interior, nem todo mundo sabe o que são startups, nem todo mundo sabe o que é inovação. Por outro lado, há pessoas, empresários, que querem investir, mas que ainda não sabem exatamente como. E é essa conexão que a Varejo Ventures pode fazer”.

Nesse sentido, ainda segundo Emílio, a Varejo Ventures pode auxiliar o empreendedor levando informações-chave, isso porque, muitas vezes, o empresário sabe o que é preciso fazer para inovar, mas ele só não sabe como. Portanto, além da busca por startups, a Varejo Ventures busca resolver as dores dos empresários.

“Estamos em fase de construção e planejamento, afinal 2021 será um ano de transformação do varejo. Portanto, queremos levar conhecimento sobre inovação para diversas localidades do país, atrair investidores e garantir transformações necessárias para esse setor tão importante para a economia”, afirma Emílio. “Estou empolgado e acredito no momento”, finaliza o CEO. 

O Grupo FCJ

A FCJ Venture Builder é uma empresa que leva inovação para diversos segmentos do mercado. Conhecida também como “Fábrica de Startups”, a FCJ vem gerando resultados exponenciais em diversas regiões do país e do mundo.

Atualmente, a FCJ está presente em diversos ecossistemas de inovação brasileiros, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro e Belo Horizonte. Internacionalmente, a FCJ atua na Europa, com a FCJ Europe e FCJ Finland, e nos Estados Unidos, com a FCJ America, que tem o lançamento marcado para dezembro deste ano.

Pensando no desenvolvimento e na conexão de segmentos específicos do mercado com a inovação, é possível licenciar o modelo de Venture Builder por “vertical”. Até então, o Grupo FCJ conta com as verticais Saúde Ventures, Construtech Innovation, Energy Nest, Sky Ventures e 2.5 Ventures.

Ainda, a FCJ oferece o licenciamento do seu modelo no segmento Corporate Venture Builder, que tem o objetivo de unir empresas já estabelecidas e startups. Além do setor varejista, o CVB da FCJ também abrange os segmentos abaixo:

  • farmacêutico, com a Farma Ventures;
  • impacto social, com a Fortune Ventures; e
  • agronegócio, com a NovoAgro Ventures.

Além disso, a FCJ também atua com o licenciamento do seu modelo no segmento Government Venture Builder, que é uma das formas de levar inovação para o setor público.

Inovação é a chave para manter estável a saúde de qualquer negócio e gerar transformações fundamentais no futuro. No setor varejista, as iniciativas de inovação são ainda mais importantes tendo em vista a sensibilidade do mercado em relação às flutuações econômicas. Principalmente em um período de altos e baixos como o ano de 2020, pensar em inovação é pensar em soluções para transformar o mercado.

Acompanhe a Varejo Ventures nas redes sociais e saiba mais sobre como transformar o varejo. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!  

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?